Professora Doutora Tiara Rodrigues Smarssaro de Freitas
Entrevista: Mulheres na Engenharia
Falar um pouco sobre a sua formação, porque escolheu engenharia e quem te incentivou nesse processo
Entrei na UFES como estudante do curso de graduação em 2003, ainda sem uma visão dos desafios que encontraria pela frente na minha trajetória estudantil e profissional. Fiz mestrado e no início do doutorado passei a integrar o corpo docente do departamento de engenharia elétrica, do qual eu faço parte desde 2010, atuando na área de Sistemas de Energia Elétrica. Sempre gostei de exatas e ensinar sempre foi uma paixão. Foi um processo natural escolher engenharia. Meus pais e meu esposo sempre foram grandes incentivadores para começar e prosseguir na engenharia, o apoio deles foi fundamental para eu não desistir.
Desafios que você encara sendo mulher no meio da engenharia
Ainda hoje, ser mulher na engenharia é ser minoria; temos inúmeros desafios, e talvez o maior deles seja a mudança de mentalidade das pessoas que acreditam que engenharia é só para homem.
Experiências memoráveis que teve no mercado de trabalho (boas ou ruins)
O Ensino e a troca de experiências que a docência permite sempre foi uma paixão. Três momentos marcam minha trajetória: 2008 quando iniciei como professora substituta na UFES, cheia de sonhos; em 2010 quando entrei pro quadro efetivo do corpo docente, agregando muitas responsabilidades para além da sala de aula; e por fim em 2020 quando o EARTE veio como um grande desafio e tivemos que nos adaptar e reinventar; tem sido uma experiência transformadora.
Uma mensagem para as mulheres que querem se tornar engenheiras
Acredite no seu potencial, não dê ouvidos aos que querem te desanimar. A engenharia transforma realidades, comece transformando a sua!