Espaço conquistado e merecido pelas mulheres, é possível ver uma crescente participação feminina no campo da engenharia e das tecnologias no geral. É claro que ainda há muito a ser feito, mas o que já está conquistado é motivo de comemoração. Como forma de homenagear as professoras do nosso Departamento de Engenharia Elétrica e trazer uma reflexão aos alunos e alunas do curso sobre essa questão, entrevistamos algumas das professoras do departamento sobre, dentre outros assuntos, como é ser mulher na engenharia, quais os maiores desafios pessoais e profissionais e coletamos recados motivacionais que visam estimular a participação de mulheres em todas as áreas de tecnologia.

Desde já agradecemos a participação de todas.

Professora Doutora Tiara Rodrigues Smarssaro de Freitas

Possui graduação em Engenharia Elétrica (2007), mestrado em Engenharia Elétrica (2009) e doutorado em Engenharia Elétrica (2015), pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: fontes alternativas de energia associadas à geração distribuída, microgeração e minigeração, e veículos elétricos.

Professora Doutora Jussara Farias Fardin 

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1978), mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve trabalhos na área de fontes renováveis, microrredes, smart grid, identificação de sistemas e supercondutividade aplicada a sistemas de energia.

Professora Doutora Eliete Maria de Oliveira Caldeira

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1994), mestrado em Engenharia Elétrica (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica (2002) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professora (Categoria Associado II) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atuando na área de eletrônica.

Professora Doutora Raquel Frizera Vassallo 

Possui graduação (1995), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Robótica Móvel, com ênfase em Visão Computacional, tendo atuado principalmente em temas como: robótica móvel, mapeamento e navegação em ambientes externos, visão computacional para ambientes inteligentes, carros autônomos, robótica aérea e interação entre homem e robôs.

Professora Doutora Maria José Pontes 

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Física pelo Instituto de Física Gleb Wataghin (1989) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação – UNICAMP (1996). Atuou em várias Instituições de Ensino Superior em Ensino de Graduação e de Pós-Graduação, Pesquisa, supervisão e orientação de alunos. E o caso da CEFET/PR, hoje Universidade Tecnólogica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Militar de Engenharia (IME). Também trabalhou na empresa Optiwave Corporation Inc., Ottawa-Canadá no desenvolvimento de produtos de software para projeto de amplificadores e sistemas ópticos. Atualmente é Professor Associado II no Departamento de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo. É atualmente a Diretora de Inovação Tecnológica da UFES, o Núcleo de Inovação Tecnológica da UFES. É a atual presidente da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica – SBMO. Tem trabalhado nos últimos anos na modelagem e implementação prática de dispositivos em fibra, atuando principalmente nos seguintes temas: amplificadores ópticos, efeito plasmônico e sensores em fibra, não linearidades em fibras, aplicação de dispositivos em redes WDM, sistemas de altas taxas.